domingo, 3 de junho de 2012

Tecelagem é destaque do Salão de Artesanato em Campina Grande


Trabalhos de 4.650 artesãos e 78 associações de 126 municípios do Estado serão expostos na 16ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que vai ocorrer durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, de 10 a 30 de junho. O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) estima que este ano o volume de vendas cresça 20%, em relação ao do ano passado. A abertura será dia 10, às 16h, na Avenida Prefeito Severino Bezerra de Cabral, 510, bairro do Catolé.
Com o tema “Tecendo Tradições”, o Salão homenageia a arte da tecelagem da Paraíba. As técnicas usadas pelos tecelões na produção de redes e outros materiais serão expostas em uma mostra especial, na entrada do evento. Visitantes, turistas e lojistas também poderão prestigiar e adquirir peças de diversas tipologias, como cerâmica, madeira, fios, fibra, algodão colorido, metal, couro, pedras, cordel, xilogravura, brinquedos, artesanato indígena, entre outras.
Segundo a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, as prioridades serão a ampliação da produção e busca de novos mercados. No último Salão em Campina Grande, realizado ano passado, foi contabilizado um volume de negócios em torno de R$ 550 mil em 20 dias de vendas diretas ao consumidor e em encomendas recebidas de lojistas e de pessoas físicas. 
“A cada edição, é visível a evolução dos produtos. Esse avanço faz parte dos frutos colhidos por todo esforço desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em tornar possível o acesso dos artesãos em sucessivas feiras e eventos, entre as mais importantes do país e do exterior”, destaca Ladjane Barbosa.
A coordenadora do PAP considera que a realização do Salão do Artesanato tem contribuído para diminuir a distância entre o cliente e o artesão, intensificado a cultura do empreendedorismo. “Incentivamos o artesão a perceber melhor a realidade do mercado, tornando a atividade do artesanato economicamente viável, sem descuidar da preservação das raízes culturais da Paraíba. A cada dia constatamos o nível de satisfação bastante elevado dos artesãos, pelo número da procura para cadastramento e de municípios atendidos”, ressalta.
Para atender a essas necessidades, o PAP já viabilizou a participação dos artesãos em 227 feiras e eventos, sendo 83 eventos estaduais, 125 eventos interestaduais e 19 feiras internacionais e ações promocionais. O Programa de Artesanato da Paraíba é coordenado pela primeira-dama, Pâmela Bório. O PAP é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e conta com a parceria do Sebrae-PB.
Secom-PB

1 comentários:

Unknown disse...

PRECISO COMPRAR UMAS REDES, MANTAS E OUTROS PRODUTOS NO ATACADO, SOU DO CEARÁ E ME INFORMARAM QUE EM SÃO BENTO É A MELHOR CIDADE DE SE COMPRAR PRA REVENDER. PODEM PASSAR INFORMAÇÕES NO EMAIL. vavauicoce2@gmail.com ou whatsapp: 88 99212.7488 FALAR COM DERNIVAL DE OLIVEIRA BARBOSA

Postar um comentário

São Bento/PB

São Bento/PB
Tecnologia do Blogger.